segunda-feira, 22 de junho de 2009

NÃO AO TOMBAMENTO. EM FAVOR DE NHÁ CHICA

Ser contra o tombamento do acervo de Nhá Chica e os restos mortais nada mais é do que ato de Fé, amor e devoção. Eu sou contra! Milhares estão dizendo a mesma coisa.
Todos os devotos que estão assinando o abaixo assinado e que estão levantando suas vozes em favor das Freiras do abrigo Nhá Chica são pessoas inteligentes e que sabem muito bem para que serve o tombamento.
O que estas milhares de pessoas sabem também é que o momento é inoportuno como bem disse a advogada da associação na TV. Sabem ainda que os restos mortais de um SANTO deve fiar sob guarda da Santa Igreja e sabem ainda que todo este processo se deve única e exclusivamente por perseguição pessoal de gente que não entenderam que não fazem mais parte de nada lá, que não são bem vindas mais no abrigo Nhá Chica pois traíram aquelas que as receberam de braços abertos. SE você não sabe do que estou falando procure saber. Pergunte em Baependi. Vão ao Fórum. Fale com as freiras.
O tal tombamento é fora de época, é fora de hora e foi feito de forma unilateral. Se existisse boa intenção, as freiras teriam sido chamadas para conversar, o padre da cidade também e até o Bispo. Ele já falou que é contra. A IGREJA é contra minha gente!
Mas não: um grupo, sabe-se lá se bem preparado ou não, tomou a decisão e pronto.
Os tombamentos e os tais Conselhos de Patrimônio devem olhar e servir para coisas históricas que estejam abandonadas. Quem visita Nhá Chica sabe que tudo lá está muito bem conservado devido a DOAÇÂO DE ROMEIROS e outros devotos que entregam sem medo o dinheiro nas mãos das irmãs que cuidam de tudo há meio século.
Você teria coragem de deixar tudo na mão de uma Prefeitura? Será que teria sido conservado como foi? E se as pessoas que estão por trás disto tudo resolverem COBRAR para que o devoto va rezar e agradecer na casinha da Nhá Chica ou na Igreja? Quem garante que não vão fazer isto?
Assim como o município tem direito de desconfiar do cuidado que as freiras tem com as coisas de Nhá Chica, o povo tem todo o direito de desconfiar das intenções deste tombamento.
Querem mesmo ajudar? Se dizem devotos e preocupados com Nhá Chica? Então deixe a Santa Igreja cuidar de tudo como foi até agora. Esperem Nhá Chica ser Beatificada. Ai depois com muita calma e pleno entendimento, com pessoas mais competentes a frente da administração pública, façam o tombamento com plena participação da Igreja, as claras,de portas abertas, deixando os cuidados de tudo nas mãos de quem sempre cuidou: as freiras do abrigo Nhá Chica.
O momento não é do povo se curvar. É hora do povo se levantar e mostrar ao mundo que Nhá Chica é SANTA e que não precisa d e meia dúzia querendo posar de zeladoras do que a Santa de Baependi deixou.
Saiam da frente e façam uma remissão dos atos pecaminosos que vocês tem causado nos últimos tempos.

Que Deus nos proteja,

Bernardo
Por email

Um comentário:

  1. Não acredito em uma vírgula do que se propõe o famigerado Conselho de Patrimônio Municipal. Todas as suas justificativas pautadas na idéia de “patrimônio cultural” nada mais são do que um disfarce para encobrir o verdadeiro fim que está por trás de tudo. Bertrand Russel, filósofo inglês, certa vez disse: “Muitas vezes a ideologia não é outra coisa senão um disfarce para o ódio ou sede de poder”.

    Por que isso justamente agora? Será que as irmãs não souberam administrar e gerir o patrimônio objeto de discussão durante mais de 50 anos? Seriam elas, que fazem um trabalho silencioso, mas relevantíssimo, inidôneas para tanto? Será que o Conselho de Patrimônio Municipal é mais capaz, legítimo e, sobretudo, moral?

    Baependi ainda possui um provincianismo patético em pleno século 21, havendo pessoas que pretendem mandar no clero e na Igreja. Será que esta obsessão desmedida se coaduna mais com a “vã glória” ou com a justa glória?

    A Santidade está na ação justa. Nhá Chica é Santa porque pautou sua vida por este tipo de ação. A sua essência, seus exemplos e seus milagres não podem e jamais poderão ser administrados e tangidos pelo Conselho Municipal. Um alívio.

    Eles querem os ossos, o guarda-chuva e outras coisas? Querem placas onde constem seus nomes para dizerem que foram os responsáveis pela beatificação, como se não fosse a própria Nhá Chica a única e verdadeira responsável por isso? Que seja feita a sua vontade. Lembremos, então, de uma das inúmeras lições de Jesus Cristo, adaptando-a para o caso em questão: “Dai a Deus o que é de Deus e dai ao Conselho o que ele “presume” ser dono.

    No final de tudo, aos olhos justos de Deus, o verdadeiro valor prevalecerá.
    Henrique F. Lahmann

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu recado: