sexta-feira, 28 de agosto de 2009

VOCAÇÃO SALESIANA

“Em todo jovem, mesmo no mais infeliz, há um ponto acessível ao bem. A primeira obrigação do educador é buscar esse ponto, essa corda sensível do coração e tirar bom proveito”. Essa frase é de Dom Bosco, um dos santos que mais se doou para a juventude. Em seu centenário, o Papa João Paulo II nomeou-o como mestre e pai dos jovens. Seu trabalho pedagógico consistia em ensinar que para educar é preciso amar primeiro. Para ele, educação é missão, um jeito de santificar e tornar tanto os homens quanto o mundo, melhores.
O santo é fundador dos padres salesianos. Palavra esta empregada pelo próprio Dom Bosco para nomear seus seguidores, em honra a São Francisco de Sales. Ele nasceu na Itália, perto de Turim, no dia 16 de agosto de 1815, falecendo no mesmo lugar no dia 31 de janeiro de 1888. Era filho de pobres camponeses. Quis ser padre para trabalhar com crianças e jovens educando e evangelizando, segundo um projeto de promoção integral, visando formar “bons cristãos e honestos cidadãos”.
A história dos Salesianos no Brasil começou em 1883, quando um grupo de religiosos vindo da Itália, encaminhados por Dom Bosco, chegaram para colocar em prática seu carisma e pedagogia – baseados na “razão, na religião e no carinho” e atender as necessidades de uma população jovem e carente. Em princípio, se dedicaram ao ensino primário e das artes. Posteriormente, ao ensino secundário.
A primeira obra dos religiosos no país foi na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. Em 1892, chegaram ao Brasil as primeiras FMA – Filhas de Maria Auxiliadora, que estabeleceram a primeira obra em Guaratinguetá, em São Paulo. Foram criando escolas, paróquias, oratórios, obras assistenciais e sociais, escolas de nível infantil ao universitário, rádios comunitárias, editora, centros audiovisuais, além da obra missionária junto aos povos indígenas.
Atualmente, a missão salesiana está por todos os cantos do mundo, colaborando e contribuindo com a educação básica, profissionalizante, lazer, entretenimento, alimentação, moradia e evangelização de crianças e jovens. São mais 3.500 mil obras salesianas espalhadas em 128 países e em todos os continentes.
No Brasil, a obra de Dom Bosco – composta por irmãos e irmãs de vida consagrada, que fazem votos simples de castidade, pobreza e obediência - está presente nas seis regiões do país. Só no Estado de São Paulo, a Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, coordenada por religiosos salesianos, é responsável pela animação de 103 comunidades educativo-pastorais – entre escolas, instituições universitárias, obras sociais, oratórios e paróquias – constituídas em 25 obras.
A primeira obra salesiana no Estado foi o Liceu Coração de Jesus, criada na capital paulista em 1885. O fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, estudou na instituição quando tinha 12 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recado: