terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

SELO COMEMORA OS 200 ANOS DE BATISMO DE NHÁ CHICA

As comemorações dos 200 anos de Batismo de Francisca de Paula de Jesus, a Serva de Deus Nhá Chica, incluem o lançamento de um “Selo Personalizado” para marcar data tão especial. Esta é apenas uma entre tantas ações que serão realizadas neste ano especial. O selo será acompanhado de um carimbo comemorativo. Ambos estarão disponíveis para colecionadores, mas também poderão ser usados em agências dos Correios. A cerimônia de lançamento está marcada para o dia 26 de fevereiro, na sede da Associação Beneficente Nhá Chica.
Francisca de Paula de Jesus será beatificada em breve pelo Vaticano. Seu processo está em fase final. Descendente de escrava, analfabeta e leiga, será a única Santa nascida no Brasil. Como não existe registro civil de sua data de nascimento, seu Batistério, preservado no Memorial sob guarda das Irmãs Franciscanas do Senhor há mais de meio século tornou-se um documento fundamental. O santo Batismo é também o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e também a porta de acesso aos demais sacramentos. Portanto uma data especial.
Para o lançamento do “Selo Personalizado”, estarão presentes, a convite das Irmãs Franciscanas do Senhor, diversas autoridades estaduais e federais, entre Ministros, Deputados, Secretários de Estado, além de Prefeitos e Vereadores de toda a região. Benfeitores e colaboradores da ABNC também participarão do evento, assim como as crianças da ABNC que vão abrilhantar a festa com o Coral Nhá Chica.
Após o lançamento do “Selo Personalizado”, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos poderá também lançar o mesmo selo como sendo comemorativo e distribuí-lo em todo o país.
“O carimbo comemorativo será usado por trinta dias na agência dos Correios de Baependi (MG), em todas as correspondências enviadas. Depois ficará por três meses no Rio de Janeiro, para uso de filatelistas de todo o Brasil” – lembra Sandra Rosental, Gerente da agência dos Correios em Baependi.
O lançamento de peças filatélicas comemorativas e personalizadas é tradição no mundo todo e no Brasil, sendo voltada para divulgar instituições e ou pessoas que tenham relevância para a história nacional, como é o caso da Serva de Deus Nhá Chica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recado: