sexta-feira, 29 de outubro de 2010

MORADORES DE BAEPENDI PARTICIPAM DE PESQUISA DO INSTITUTO DO CORAÇÃO


Iniciado em dezembro de 2005, o projeto Corações de Baependi entra agora em sua segunda fase. Promovido pelo Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular Instituto do Coração (InCor) / HC. FMUSP o projeto visa determinar a importância genética na transmissão de fatores de risco cardiovasculares (hipertensão arterial, hipercolesterolemia e diabetes) dentro de núcleos familiares em uma população brasileira. A cidade de Baependi, no sul de Minas, foi escolhida para a pesquisa depois que uma médica, nascida e criada na cidade, teve a iniciativa de indicar o município para ser sede desse grande estudo.
Nesta segunda etapa, que terá inicio em novembro de 2010, o objetivo é determinar como os fatores genéticos poderiam estar implicados na alta prevalência das doenças cardíacas e dos seus respectivos fatores de risco como hipertensão, diabetes e hipercolesterolemia. Além disso, de forma inédita, o trabalho irá determinar a forma com que os fatores genéticos podem influenciar nos distúrbios do sono (síndrome da apnéa obstrutiva do sono).
Cabe ressaltar que só poderão participar do estudo os indivíduos que participaram da 1° etapa com adição das pessoas maiores de 18 anos que pertencem às famílias sorteadas e que por eventualidades não puderam participar da etapa anterior.
Segundo os pesquisadores, o novo estudo pode auxiliar no tratamento e prevenção das doenças cardíacas e seus respectivos fatores de risco em um futuro próximo. Além disso, será uma oportunidade interessante para que os participantes do projeto possam realizar exames cardíacos sofisticados a custo zero. Cerca de 1800 pessoas serão recrutadas e informadas sobre a participação no estudo. A convocação dos participantes será realizada pela equipe de saúde do PSF. Os horários, datas e locais dos exames serão informados pelos agentes do PSF no momento da convocação.
Há quatro anos participaram do estudo aproximadamente 1700 pessoas distribuídas dentro de 124 famílias. Sua estruturação foi tão ousada e bem sucedida, que até hoje o presente projeto é considerado o maior e mais importante estudo relacionando genética de famílias e doenças cardiovasculares do Brasil. Além disso, a 1° etapa desse projeto já gerou três trabalhos publicados em revistas internacionais conceituadas, contribuindo assim para a divulgação da cidade (Baependi) no cenário internacional.

Mais informações:
Rafael Alvim
Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular
Instituto do Coração (InCor) / HC.FMUSP
Tel: (35) 8837-0036

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recado: