domingo, 6 de novembro de 2011

2º POP JOVEM BAEPENDI

Depoimento de quem participou do evento.


Foi muito bom o segundo Pope jovem em Baependi. Estava bem animado com mais de 300 jovens se divertindo. Teve sorteios e conversas com os jovens que estiveram na jornada mundial.

Além dos jovens de Baependi vieram também jovens de varginha e conceição do Rio verde.

Teve momentos de reflexão com Deus e show com a banda republica.


Tiveram várias musicas, danças, brincadeiras, orações e etc. Teve a comedia teatral da casa da mãe Joana que foi muito divertido.


Acho que o Pope jovem é um ótimo encontro para conhecer pessoas novas e fazer novas amigos. Também influencia os jovens a procurarem mais a igreja e ficar mais próximo de Deus.
Participei do primeiro e do segundo Pope jovem em baependi, espero que aconteça o terceiro que com certeza estarei lá.




Gislaine Rodrigues Pereira

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Comissão de médicos do Vaticano aprova milagre de Nhá Chica

Uma comissão formada por médicos do Vaticano estudou e aprovou o milagre atribuído a Venerável Francisca de Paula de Jesus Nhá Chica. O estudo do milagre e sua aprovação aconteceu em 11 outubro. Segundo o Postulador da Causa de Beatificação DR. Paolo Vilota, os sete médicos deram voto favorável: a cura não tem explicação científica.

Na tarde da sexta feira 14 de outubro no Santuário Nossa Senhora da Conceição as Irmãs Franciscanas do Senhor que zelam pelo legado espiritual de Nhá Chica há 55 anos deram a notícia aos devotos que se reuniam para a reza semanal do terço, tradição instituída pela própria Nhá Chica.

A informação foi confirmada também pelo Bispo da Diocese da Campanha Dom Diamantino Prata de Carvalho -“Dando graças a Deus, pedimos que se intensifiquem as orações, para que a Igreja eleve à honra dos altares uma autêntica brasileira: negra, filha de escrava e analfabeta. Mas mulher agraciada com dons e cheia de virtudes”.

A cura aceita pela Comissão de Médicos do Vaticano, que deu início ao processo de Beatificação de Nhá Chica, refere-se a uma professora aposentada de Caxambu (MG), que pediu a intercessão da Venerável e teve resolvido – sem necessitar de cirurgia - um problema congênito muito grave no coração. O fato se deu em 1995 e, desde então, a aposentada faz exames regulares comprovando que o problema jamais voltou. Ana Lúcia Meirelles Leite, 65 descobriu que tinha um defeito congênito no coração quando foi submetida a exames médicos, logo após uma isquemia, em julho daquele ano. Na véspera da cirurgia, a professora foi acometida de uma febre muito alta, que a impediu de realizar a operação, que foi marcada para uma nova data. Qual não foi a surpresa do médico ao constatar que já não existia mais o problema? A abertura no coração havia fechado, sem necessidade de cirurgia. Médicos de Baependi, Pouso Alegre, Belo Horizonte e São Paulo deram testemunho de que a medicina não explicava o acontecido, que não havia possibilidade de cura sem a cirurgia.

No dia 8 de junho de 2010, no Vaticano, uma Comissão de Cardeais deu parecer favorável às virtudes da Serva de Deus Nhá Chica, e no dia 14 de janeiro de 2011, Papa Bento XVI aprovou as suas virtudes heroicas: castidade, obediência, fé, pobreza, esperança, caridade, fortaleza, prudência, temperança, justiça e humildade.

Uma comissão de Cardeais e Bispos deve confirmar a opinião dos médicos e depois, o Santo Padre Bento XVI é quem assina o decreto de beatificação marcando a data da cerimônia.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Vaticano aceita pedido de beatificação de religiosa mineira

Vai ser dado início ao processo de beatificação de mais uma religiosa mineira. Trata-se de Madre Tereza Margarida do Coração de Maria. O pedido de beatificação foi feito pelo município de Três Pontas, no sul de Minas Gerais à Congregação para a Causa do Santos. A religiosa foi responsável pela fundação do Carmelo São José, onde viveu enclausurada por 43 anos.

Com a aceitação do Vaticano, a religiosa se torna a segunda do município mineiro e a quinta da região do Sul de Minas a poder se tornar beata. Antes de Madre Tereza, a Congregação para as Causas do Santos consentiu a abertura do processo para o padre Vítor, de Três Pontas; Monsenhor Alderije, de Santa Rita de Caldas; Nhá Chica, de Baependi; e da irmã Carmelita, Madre Maria Imaculada, de Pouso Alegre.

Maria Luisa Resende Marques (nome de batismo), Madre Tereza Margarida abraçou a vida religiosa aos 21 anos quando entrou na Congregação das Carmelitas. Em 1962, fundou o Carmelo de São José, no município mineiro de Três Pontas.

Madre Tereza faleceu em 2005 e seu corpo está sepultado no Cemitério Municipal de Três Pontas. No momento, uma capela está sendo construída para abrigar os restos mortais da religiosa.

CNBB Notícias

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Ministério de Artes

A arte encanta o homem!
Diante do que é belo o ser humano se rende em contemplação.
Por vezes, nem mesmo a carência de necessidades básicas, como por exemplo a falta de alimento, é capaz de extrair da pessoa, a total capacidade de se atentar, ainda que por meros segundos, ao atrativo da beleza plástica, pois, existe algo no núcleo dessa beleza, que responde a um anseio do coração humano.
“somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar” (Catecismo da Igreja Católica, art. Nº 27). Isso é a afirmação de que, a grande busca do ser humano, não está na saciedade de nada que existe neste mundo, nem mesmo suas necessidades mais primitivas, mas de algo que lhe seja ainda maior.
Felizmente, no íntimo e significado de uma obra artística, podemos vislumbrar, de alguma forma, O Ser Altíssimo, Criador, que tanto ansiamos “pois é a partir da grandeza e da beleza das criaturas que, por analogia, se conhece o seu autor” (Sb 13, 5).
O ápice da beleza está no amor de Deus por nós. E ainda que, nem tudo tenha cunho religioso e possamos apreciar coisas bonitas em todas as áreas, todo belo acaba por indicar O Seu Autor.
Por isso que, devemos mais do que nunca, nesse tempo de tanta modernidade e tantos meios que podem ser empregados, evangelizar através de algo que tanto fala ao coração das pessoas.
A arte é capaz de emocionar, e então, atravessando as nuvens dos sentimentos, aterrizar na terra firme da razão. Pela arte pode-se introduzir aos corações, os valores, a bondade, a misericórdia e nos ensina como amar sempre mais, pois, é o veículo que transporta um significado a mais que o simples entretenimento.
Quem aprecia a arte, aprende com prazer. Adquire instrução no momento de descanso.
Davi era um homem de guerra (cf. I Rs 5, 3), empenhado em lutas e conquistas sangrentas. E poucas vezes, pensamos nesse personagem como um guerreiro, como um general de exército, conhecedor de técnicas de batalha. Imaginamos um menino que quase numa travessura deu uma pedrada na cabeça de seu inimigo.
Existe até um filme, com outro personagem, também este versado em guerra, que, numa primeira cena derruba com um só golpe, o adversário de grande estatura. Apesar de nos impressionar bastante, tal feito, diz mais da pessoa de Davi desbancando o gigante Golias, do que propriamente a lenda de tal personagem neste longa-metragem.
Talvez, tenhamos até uma imagem amenizada do homem Davi, da sua capacidade de dominar e submeter adversários, devido as obras que ele deixou, por causa daquilo que tocamos como sendo sua sensibilidade, inclusive sua fraqueza ao pecado (cf. II Sm 11, 1ss). Os Salmos por exemplo, em que a maioria deles, orações e cânticos inspirados, foram da autoria de Davi.
Existia um ditado celta que dizia: “Nunca dê uma espada a um homem que não sabe dançar”. Ou seja, o homem deve ter uma motivação nobre dentro de si, antes mesmo de, se preciso e em último caso, empunhar um objeto assim para lutar pela sua defesa e dos seus. E a arte ajuda a alimentar tal sentido.
Quantas vezes nas coisas de Deus, Ele próprio pediu trabalhos artísticos? “Vede o Senhor nomeou especialmente Beseleel. Encheu-o do espírito de Deus, de sabedoria, habilidade e conhecimento para qualquer trabalho, como fazer projetos, trabalhar com ouro, prata e bronze, lapidar pedras e engastá-las, entalhar madeira e executar qualquer tipo de obra de arte” (Ex 35, 30-33). Pois, o significado do esplendor da obra é que: “Estes, estão a serviço daquilo que é a representação e sombra das realidades celestes, como foi dito a Moisés, quando estava para executar a construção da Tenda: ‘Vê, faze tudo segundo o modelo que te foi mostrado’(Ex 25, 40)” (Hb 8, 5).
Diante de toda mudança, nestes últimos tempos, em que o ser humano tem necessidade da verdade, a evangelização pela arte se faz mais que necessária, esta é urgente.
Devemos desenvolver nossa criatividade, cada um com seu talento, sua habilidade, pois há muita coisa que já foi feita para roubar a verdadeira ‘imagem e semelhança’ do homem e da mulher, através do que pode encantá-los. “os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz” (Lc 16, 8).
Como são belos os pés do mensageiro. O evangelho é belo por sua essência.
Deus abençoe!


http://blog.cancaonova.com/sandro/2011/08/01/ministerio-de-artes/

domingo, 10 de julho de 2011

1º POPE JOVEM em Baependi - MG

Inscrições estão sendo feitas com Agentes de Pastorais e no Escritório Paroquial.
Inscrições gratuitas.
Fazer sua inscrição com antecedência.
Email: savocacional@gmail.com


segunda-feira, 4 de julho de 2011

Celebração Diaconal de Elbersom e Thiago

A Paróquia Santa Maria de Baependi foi agraciada com a ordenação diaconal de Elberson de Andrade (Taquinho) e Thiago de São josé Guimarães, no dia 02 de julho de 2011.
A celebração aconteceu no Santuário da Imaculada Conceição, mais conhecida como igreja de Nhá Chica.

Sacerdotes presentes na Celebração
Comunhão
Ofertório

Thiago
Pe. Noel, Pe. Ednaldo e Thiago

Ladainha
Homilia Dom Diamantino


Thiago e seus pais

sábado, 25 de junho de 2011

Jornada Mundial da juventude 2011 em Madri


Papa na JMJ 2011: Vaticano divulga programa da visita

Leonardo Meira
Da Redação, com informações do Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé (tradução de CN Notícias)

Papa Bento XVI durante encontro com os jovens na JMJ 2008, em Sydney (Austrália). Agora é a vez de Madri
O Vaticano divulgou na manhã deste sábado, 25, o programa oficial da viagem apostólica de Bento XVI a Madri por ocasião da próxima Jornada Mundial da Juventude, que acontece entre 16 e 21 de agosto na capital espanhola.

O programa inclui, além dos diversos encontros com jovens, uma visita de cortesia aos Reis da Espanha, ao Presidente do Governo, bem como almoços com bispos e cardeais. Haverá também encontros com as jovens religiosas, jovens docentes universitários, seminaristas e voluntários da Jornada. Além disso, também acontecerão a tradicional vigília de oração, avia crucis com os jovens e a Santa Missa presidida pelo Pontífice.

Bento XVI também atenderá em confissão a alguns jovens participantes da Jornada.

"Iniciai e cultivai um diálogo pessoal com Jesus Cristo, na fé. [...] Falai com Ele na oração, confiai n'Ele. Nunca vos trairá", salienta o Papa na Mensagem em preparação ao encontro.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Programa da viagem de Bento XVI a Madri - JMJ 2011


Leia mais
.: Mensagem de Bento XVI para a JMJ 2011

.: Site oficial da JMJ 2011

.: Veja + fotos da preparação para a JMJ 2011 no Flickr

Ao receber uma delegação de promotores da JMJ em julho do ano passado, o Papa explicou que a JMJ é "uma ocasião privilegiada para que os jovens de vosso País e do mundo todo deixem-se conquistar pelo amor de Cristo Jesus, o Filho de Deus e de Maria, o amigo fiel, o vencedor do pecado e da morte. Quem confia n'Ele jamais é decepcionado, mas acha a força necessária para escolher o caminho justo na vida. [...] São muitos os jovens que tem dirigido seus olhares para essa bonita cidade, com a alegria de poder encontrar-se nela, dentro de poucos meses, para escutar juntos a Palavra de Cristo, sempre jovem, e poder compartilhar a fé que os une e o desejo que têm de construir um mundo melhor, inspirados nos valores do Evangelho".

Assista ao vídeo oficial da JMJ 2011



O evento em Madri foi apresentado oficialmente em 5 de outubro de 2010. Naquela ocasião, o presidente doPontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanisław Ryłko, salientou que "o Papa insiste muito para que a JMJ não se reduza unicamente a um momento de festa. A preparação deste grande evento e sua continuação necessária na pastoral ordinária são uma parte integrante e decisiva. A festa, o evento em si, atua como uma espécie de catalizador que facilita um proceso educativo já em curso. Neste sentido, vê nas JMJ uma resposta profética à emergência educativa do mundo pós-moderno".

Já o Arcebispo de Madrid e presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Cardeal Antonio María Rouco Varela,afirmou que "a Jornada Mundial da Juventude é uma clara proposta de aproximação a Cristo e de sua Igreja a toda a sociedade espanhola. [...] Se conseguimos mostrar a beleza da fé, muitos jovens e nem tão jovens descobrirão ou redescobrirão o orgulho e o privilégio imerecido de ser católicos, bem como a responsabilidade que temos de transformar este nosso mundo num lugar melhor para todos".


Conheça a história das JMJ