terça-feira, 19 de outubro de 2010

Revestir-se com as Armas de Deus

Assim, pois, como Cristo padeceu na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento: quem padeceu na carne rompeu com o pecado(cf. I Pd 4,1).

Gosto muito desse versículo, tanto pelo seu conteúdo, que nos recorda, que Cristo padeceu por nós e que devemos aderir a ele rescindindo com o pecado, mas também porque ele traz uma técnica muito importante para nossa conversão. No centro de tudo está o pedido de uma atitude nossa: armai-vos deste mesmo pensamento”.

Armar significa não somente dotar de armas, mas antes de tudo, guarnecer de qualquer coisa para dar resistência e segurança, fortificar, prevenir.

Então, “armar o pensamento” é fortalecer a mente, o espírito e os sentimentos, para não sucumbir diante das situações de provação.

A experiência da efusão do Espírito Santo provoca em nós uma mudança interior através do conhecimento da paixão do Cristo e do seu amor por nós, e isso gera uma aversão ao pecado. Porém, somos seres carnais, no qual ainda estaremos sofrendo as tendências da carne. Por isso, não podemos recorrer ao Espírito em atitude de espera que Ele provoque em nós uma força que anule nossa humanidade, trazendo inercia diante da tentação. Deus não moverá o céu para mudar nosso temperamento e nossos sentimentos.

Para romper com o pecado, é preciso que juntamente com a força do alto, conheçamos nossas fraquezas, onde somos mais vulneráveis, e que a partir daí, “armemos nossos pensamentos” em atitude de luta, de combate, contra o que nos afasta de Deus.

Arme seus pensamentos, sabendo que vai deparar-se com situações e pessoas que podem provocar a ocasião de queda, então vá, de ante-mão, antecipando e meditando como reagir melhor.

Se você pede que o Céu te conceda alguma virtude, saiba que o Senhor está lhe atendendo também em situações que contrariam seus limites. Exemplo: Quem pede a paciência deverá prevenir-se em situações que irão lhe tirar a paciência e buscar gerar dentro de si a calma necessária. Quem tem dificuldade com outra pessoa, vá estudando o que pode fazer de bom pelo outro e atenuar ou mesmo acabar com as diferenças. Aquele que sofre por sua maledicência, saia de casa tentando se conter em suas conversas.

Toda a oração de Ef 6,10, traz a figura de um guerreiro que arma-se para as contrariedades oferecidas por Satanás.

Isso tudo é um processo, ninguém nesta vida já está pronto, tudo se dará a partir da decisão de hoje, colocar em prática.

O Espírito Santo de Deus pode fazer tudo em nós, mas não atua sem a nossa permissão. Armar o pensamento é assumir a nossa parte, mas abrindo as portas para que esse Espírito faça também o que lhe cabe.

Que Deus abençoe suas lutas.

Sandro Ap. Arquejada sandroarq@geracaophn.com

Fonte: http://blog.cancaonova.com/sandro/2010/10/18/revestir-se-com-as-armas-de-deus/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recado: