terça-feira, 9 de março de 2010

Quaresma: Tempo de Misericórdia

Estamos vivenciando um tempo muito forte em nossa vida, em nossa caminhada cristã: o tempo da quaresma. A Igreja, neste período, nos concede a oportunidade de olhar para nossas misérias, reconhecendo nossa fragilidade, provocada pelos pecados cometidos.
É tempo de graça, tempo de misericórdia. É agirmos como o filho pródigo: voltar para a casa do Pai. Daí, devemos transferir esta imagem paterna ao nosso Deus. Um Deus misericordioso, amoroso, que nos espera a cada momento, e que, apesar das decisões que tomamos na vida, sendo elas boas ou não, estará sempre disposto a nos acolher em seu infinito amor.
Deus dá plena liberdade para trilharmos nossos caminhos, assim como nos apresenta o evangelista Lucas, que mostra, nesta parábola do filho pródigo, o pleno respeito da liberdade que o pai concede a seu filho, confiante na força do amor que sustenta a vida. O bem maior, que é a liberdade, tem o amparo do amor misericordioso. Desaparece aqui, a imagem do deus poderoso que castiga os que dele se afastam. Jesus revela o Deus de amor, da reconciliação e da misericórdia.
Aí está o encanto da quaresma: retornar para a casa do Pai, receber seu perdão, para bem celebrar a Páscoa do Senhor. É comungar a vitória da cruz sobre a morte, dando a cada um, o desejo maior de participar da glória do Cristo Ressuscitado.
O tempo de misericórdia é agora. Por isso, sempre busque este amor, que nos é dado por meio do sacramento da reconciliação. Volte para a casa do Pai, pois Ele te espera e te ama, para ao seu lado sempre estar.
Não deixe esta oportunidade passar, como muitas vezes, já foi passada. Viva com intensidade este grande retiro espiritual, pois nunca será em vão o desejo de ser um homem novo, uma mulher nova. Pelo contrário, será um grande renascimento para uma vida nova, mergulhada na graça de Deus.
Mário Quirino Rabelo
Seminarista da Diocese de Campanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recado: